“Dançar para expandir, para comunicar,

para conhecer, aprender e ensinar.

Dançar para silenciar, comungar, mergulhar.

Dançar para Ser!

Para Ser Único! Para Ser Um! Para Ser Uno!

Dançar para estar! Estar consigo! Estar com o outro!

Estar com o TODO!”

Andrea Leoncini


"Viver é dar passos! Dançar é dar passos no ritmo do Universo!"

>> 14/11/2009



(*)

"Viver é dar passos! Dançar é dar passos no ritmo do Universo!"

Há algum tempo escrevi esta frase na minha página inicial da Comunidade das Danças Circulares e ela permaneceu como um eco dentro de mim!

De lá pra cá... (risos... gosto destas expressões)... tive a oportunidade de dançar com um grupo de executivos e um grupo de jovens trabalhadores de uma rede de varejo incluindo 30 participantes com surdez... Dois grupos tão distintos! Dois grupos com tarefas tão diferentes! Dois grupos que tiveram a oportunidade de se revelar e deixar transparecer a alegria de apenas ser.

Uma jovem sorridente -  profissional do segundo grupo - através do intérprete de libras (que aliás são mágicos em comunicação) respondeu protamente à minha pergunta: alguém quer compartilhar alguma sensação?? Ela se manifestou e 170 pessoas pararam para ouvir... "Nunca vivi uma experiência tão boa... estou me sentindo muito feliz". Eu agradeci com um sorriso que me ajudou a conter as lágrimas que nasceram com a emoção que senti. Ela não ouviu a música de fora... mas estava em sintonia com a música do Universo que tocou dentro dela... que  toca dentro de nós! Ela tem esta vantagem em relação a todos nós que ouvimos o que se passa fora e nos perdemos diante de tantos estímulos e propostas...

O que surpreende sempre, e é tão simples compreender, é o entusiasmo que brota a cada dança conquistada! O fato de dançarmos apoiados pelas mãos dadas permite abrir um espaço interno para contatarmos nosso eu... ultrapassar a aparência e o corpo físico, para tocar a alma que se coloca em movimento. É neste momento que o Entusiasta ganha a roda... é neste momento único que o significado da palavra nos ajuda a compreender o que acontece... entusiasta é aquele que carrega um Deus dentro de si..."En Teós na antigüidade, significava exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina" (otimismoem rede.com).

Numa conversa informal com Gabriele Wosien falávamos sobre o que seu pai, Bernhard, buscava no período em que passou a dançar com grupos leigos... e suas palavras foram acompanhadas pelas mãos que se moveram na direção do coração e bem no centro do peito ela traçou uma pequena cruz dizendo: "Estar em contato com o próprio eixo... descobrir o equilíbrio dentro... meditar".

Mais do que coreografias, passos, repertório rebuscado percebi que o movimento em círculo começa quando o focalizador se dá conta do grupo que se reuniu naquela roda... é aí que tudo acontece... é neste momento que rasgamos a folha com o roteiro e tiramos de dentro do coração os melhores passos para aquele grupo... tudo muda... tudo se recria... tudo se volta para este encontro através da música e do movimento!

É o corpo que dança e não a mente que tenta desesperadamente reter passos e sequências... É leve... é gentil! É o momento oportuno para o reencontro... para o re-ligare (como reforça sempre Cris Menezes).

É por isso que eu afirmo que "Viver é dar passos! Dançar é dar passos no ritmo do Universo!"

Bons passos!

(*) A imagem acima é símbolo do trabalho realizado pelos atores da Awake... noite e dia... despertando pessoas nos mais diversos cenários (www.awake.com.br)

0 Partilhe!:

Contatos

andrealeoncini@awake.com.br
00 55 11 9984169911


Awake - Arte em Desenvolvimento Humano

www.awake.com.br

WWF . Mobilize!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.



  © Blogger templates Sunset by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP